"Vizu" na página

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

MENTIRAS DO PT

Fico triste em ter de escrever certas coisas, mas acho importante para que fiquem registradas. Até porque ajudei a eleger este partido, colocar Lula no poder por acreditar que este seria O PARTIDO capaz de “acabar com tudo isso que estava aí”. O tudo quer dizer a corrupção, bandalheira e tudo de podre.

NO ENTANTO
O que se viu foi um partido corrupto (certas pessoas), que assolou o país de tal forma que fez de tudo o que pode para se manter no poder. E o pior, está fazendo tudo aquilo que afirmava na campanha que o opositor faria (aumentar impostos, combustível, energia, entre outros). Agora a maior mentira é repetida pela Dilma de que não cortará benefícios sociais como o Bolsa Família. O que quero deixar claro é que haverá corte sim. E quem depende deste benefício que se cuide e trate de arrumar um trabalho. A mamata acabou.

LOMBADAS
Absurdo isso. Mas é verdade. Em Porto Velho é assim. Colocam o semáforo no local apropriado mas não retiram o redutor de velocidade (quebra-molas) existente no local. Com isso só atrasa ainda mais o já caótico trânsito da capital. É de cair os butiá do bolso....

MAL ABRIU, VAI FECHAR
Pois é, nosso tão esperado Teatro Estadual está funcionando há apenas um ano e já vai fechar para reformas. E querem saber o motivo? O material colocado lá pela empreiteira foi tão podre (e mal fiscalizado pelo órgão “competente”) que já está deteriorado. Me refiro a madeira do palco que está tomado pelo cupim. Lá se foram mais butiá do bolso...
Esperamos tanto por este teatro e agora já fechar? A classe artística está em luto, com certeza. Mas que seja breve o fechamento e retorne logo. 


MOTOS


É impressionante a quantidade de motos no trânsito. E mais abismal ainda é a falta de educação de muitos motociclistas no trânsito. Na foto fica provada a bagunça que virou nosso trânsito. Eu hoje (04-11) parei o carro e imediatamente fui cercado por 14 motos que vieram de todos os lados. Lei de trânsito? Para quê? Para quem? Não cai mais butiá pois “se acabaram”. E ainda tem gente querendo resolver a problemática do trânsito colocando bandeirinha branca para desfilar nos carros. Me poupem... isso é paliativo... Educação, gente! E-DU-CA-ÇÃO...

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Obras paradas, povo triste!

Em uma das últimas postagens reclamei aqui da paralisação de obras que acabam por prejudicar a população. E obras já em fase de conclusão, faltando pouco para ser entregue. Isso causa aborrecimentos a quem já deveria estar usufruindo deste bem público.


Na oportunidade me referia às obras do Espaço Alternativo. Uma verdadeira aberração. Outra que está me causando aborrecimento, pois passo por lá todos os dias é esta das fotos. O Ginásio Cláudio Coutinho. O projeto prevê um ginásio moderno, apto a receber competições em nível internacional, mas está parado. Não me interessa o por que. Isso é burocrático.


O que me chega é que várias empresas, para conquistar a obra, reduzem o valor abaixo do aceitável e depois não dão conta da realização da obra. Iniciam o trabalho e quando lá na frente não conseguem aditivação do contrato, abandonam a obra nos finalmentes. Isso sim deveria ser investigado pelo MP que deveria processar e culpabilizar estas empresas que acabam por prejudicar a população.

Obra está parada e já deveria ter sido entregue à um ano



Isso aconteceu atualmente com o Hospital de Urgência e Emergência (HEURO), uma obra importantíssima para Porto Velho e Rondônia, mas está parada devido à empresa abandonar a obra. A ampliação do HB, idem. Enfim, é uma série de casos obtusos e sem explicação. Espero que sejam retomadas em breve e que possamos a usufruir destas importantes estruturas. 

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

ESPAÇO


Já falei aqui em outras oportunidades sobre o Espaço Alternativo. Não serei redundante. No entanto, fico fulo da vida ao ver meu (nosso) dinheiro sendo vilipendiado.

Não quero aqui apontar culpados, pois não é este meu objetivo. Isso cabe a justiça ou sei lá quem embargou esta obra. Só sei que grana alta foi investida lá e a coisa está parada e se deteriorando. Enfim, um absurdo.As fotos falam por si. 







Agora, uma coisa que deve ser observada é a má qualidade da obra de calçamento, que desde quando colocaram o cimento já apresentava rachaduras. Eu como gestor público mandaria refazer tudo (e claro sem custos aos cofres públicos) pois não fizeram a base como deveria ser feita. Não sou engenheiro, mas qualquer leigo que já fez uma obra em sua casa sabe que aquilo que foi feito lá está pra lá de amador.

Não vou comentar mais nada, só deixo as fotos para o julgamento individual.


PS: Em tempo, não deixem suas crianças brincarem nos parquinhos. O estado está lastimável, com muita ferrugem. Sérios riscos de um tétano ou algo pior em caso de cortes. 







segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Asfalto que não chega

Cerca de trinta dias atrás a prefeitura de Porto Velho anunciou o asfaltamento de várias ruas do bairro Marcos Freire. Como realizo um trabalho social na comunidade fiquei muito feliz, pois apesar da carência da maior parte das famílias, eles teriam o direito ao asfalto, reduzindo doenças, acabando com a poeira e com a lama.
A drenagem está pronta, mas até agora, nada de asfalto. Então, se não vão fazer, por fazer, não anunciem. Não gastem o meu dinheiro em uma propaganda enganosa. As fotos foram feitas no Marcos Freire, neste domingo 04/10.



Ruas já foram contempladas com drenagem e estão aguardando a pavimentação asfáltica. A Prefeitura vai aguardar as chuvas para concluir a obra? 

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Morde e assopra



Ontem à noite fomos surpreendidos por mais um golpezinho da “mamãe” Dilma aos seus diletos filhos. Um aumento dos combustíveis que deve chegar a 7% na conta final nas bombas de combustível.

Está cada dia mais complicado gerir este país, principalmente por esta equipe que trocou os pés pelas mãos.  Estão usando Maquiavel ao revés. O mal em conta gotas e o bem quase nunca. Todo o dia somos surpreendidos com mais uma notinha desagradável.

Um dia é aumento de impostos. Ameaça de CPMF. Taxação do IRPF. Corte do Programa Farmácia Popular, que tanto auxiliava às famílias mais necessitadas a manter em dia seu controle de doenças crônicas... Enfim, a lista de pequenas maldades não tem fim. E virá muito mais por aí, pois teremos aumentos em tarifas públicas até o fim do ano, com certeza. Especialmente se não chover adequadamente nas regiões sul e sudeste do país.

Mas corte nos gastos exagerados públicos, gratificações, ministérios e criação de regras para o Bolsa Família, isso nem pensar. Saliento que não sou contra o BF. Mais uma vez reitero isso aqui neste Blog. Sou contra da forma como ele é praticado, tendo em vista que o cidadão pode ficar pendurado no programa indefinidamente. Acho que ele deveria estipular prazo para a promoção social e o governo criar as ferramentas necessárias para tal, como cursos, educação, formação, etc.

E assim vamos tocando nossa vida. Um dia recebendo uma bela duma mordida no traseiro. No outro um assopro nas feridas para ver se a dor acalma.

Chega #Dilma! Crie regras. Ponha freio nesta “petezada” infame, nesta oposição faminta por cargos públicos e corte seus gastos mas por favor, ninguém merece mais impostos. Já trabalhamos demais para cumprir nossa carga tributária. Deixe-nos respirar pelo amor de Deus. Não atrapalhe a quem quer trabalhar, desocupe a moita.


segunda-feira, 28 de setembro de 2015

OBRAS


Infelizmente somos bombardeados diariamente com notícias de obras inacabadas em todo o país. Seja na esfera Federal, Estaduais ou municipais. É um descaso tão grande com o dinheiro público que dói no “couro” e em nossos bolsos. E são tantas as denúncias e os descalabros que até já não estranhamos mais. Isso sem falar nas verdadeiras fortunas que são gastas em construções e reformas que, na iniciativa privada, se faria mais, em menos tempo e com melhor qualidade.
Em Porto Velho, uma obra que nos causa maior espanto é a do Espaço Alternativo. Além de ter sido parada aos 45 do segundo tempo, ou seja, quase nos "finalmentes", a obra foi mal executada e vários dos equipamentos de ginástica que ficam a céu aberto estão perdendo a tinta e já estão enferrujando, se transformando em um perigo aos usuários, especialmente crianças.



O piso para caminhadas foi muito mal feito e está com fissuras em toda sua extensão. Tentaram de forma paliativa “tapar o sol com a peneira”, colocando sobre algumas rachaduras uma pasta de cimento, mas não adiantou. A emenda ficou pior que o soneto.
Além disso, a obra parada e sem alguém responsável pelo local causa sérios transtornos a quem frequenta o local. Apesar da Prefeitura Municipal, através da Emdur ter consertado a iluminação, ela pouco dura, pois o furto de fios é constante devido a falta de vigilância.
O local virou point da juventude que transformou o Espaço Alternativo em Motel a céu aberto. Aos finais de semana vemos verdadeiras barbaridades no local, sem que a segurança pública tome qualquer providência. Isso sem falar no lixo que deixam no local, fruto de suas noitadas abusivas. Desrespeito total aos bens públicos.
Para a reforma e adaptação do local todas as árvores lá plantadas foram arrancadas e hoje nenhuma foi replantada. E ninguém dá satisfações sobre isso. Com o calor intenso que se vive em Porto Velho, onde há um sol para cada habitante, é inadmissível um local aberto à população sem arborização para amenizar o forte calor.
E a cada dia mais e mais eventos acontecem no local. Mais e mais pessoas se beneficiam do espaço que é tomado – sem organização – por ciclistas, skatistas, pedestres, corredores e vendedores ambulantes espalhados por toda a extensão da área. Até professores de ginástica funcional ocupam o local para aulas particulares, impedindo a passagem de pedestres. Enfim, uma verdadeira “zona”, com o perdão da palavra, é o que se transformou o “Espaço Alternativo”.
Por estas e outras é que peço mais respeito ao que é público. Mais responsabilidade de nossos gestores. As falcatruas existem desde sempre, mas os superfaturamentos em obras públicas precisam acabar. Deveria existir uma tabela de custos para m² de cada tipo de obra a fim de padronizar os custos e evitar os desvios de verba.
E se for provado que desviou recursos, meu amigo, que se devolva a grana!!! Nem falo em cadeia pois esse povo não para na prisão. Tem de doer no bolso, pois esta é a única linguagem que entendem. Multa, juros, correção e um pouquinho de cadeia para ver se criam vergonha na cara.  Além disso, um pouco do xarope “Tometento” também ajuda. Senão, o “pau vai torar”.
OUTRO
Outra obra que foi paralisada e poderia atender melhor a população é a denominada Praça do Skate, localizada na confluência das ruas Guaporé com Vieira Caúla. Aquele espaço é maravilhoso e poderia ser muito melhor explorado a fim de beneficiar a população. Pelo menos por lá já plantaram muitas árvores e ainda dá para plantar muito mais.
Iluminação e construção de quadras poliesportivas poderiam fomentar a criação de escolas esportivas e se criar um centro de referência na Capital. São tantas as coisas que poderiam ser construídas neste espaço lindo, maravilhoso e nada é feito. Vou até parar por aqui pois fico revoltado com nossa capital que tinha tudo para ser mais bonita, mais útil e voltada para o cidadão, mas somos tratados como escória, como seres de quinta categoria por nossos governantes.

Enfim, espero que um dia sejamos administrados por pessoas mais sérias. Por empresários e empreiteiros mais sérios, que assumam e concluam as obras. Que não paguem propina. Que denunciem se os administradores vierem pedir dinheiro. Ora, só há corruptos com corruptores. Alguém tem de quebrar este elo. 

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Recuperação de Rodovia, apagões, trânsito (de novo)...



BR 425
Finalmente parece que vai ser concluída a recuperação da BR 425, que liga a BR 364 a Guajará-Mirim. Neste fim de semana passei pela estrada e apesar de alguns trechos ainda estar inacabados, o tráfego flui normal, sem buraqueiras que possam danificar os carros. A entrada de Guajará, que sempre foi um caos, está com a via alargada e muito bem conservada. Numa hora dessas dá até medo de elogiar. Mas quando concluída vai ficar show.

ALAGADOS
Estive em Guajará-Mirim para acompanhar a audiência pública que tratou do problema dos alagados pela enchente de 2014 que afetou toda a região, em especial Nova Mamoré e os distritos de Iata, Surpresa e toda população ribeirinha. Minutos antes de ter início a reunião, eis que a dona Eletrobras resolve nos presentear com mais um apagão (lá durou “apenas” duas horas). Evidentemente que foi alvo de críticas dos deputados presentes e que vai, com certeza, motivar mais uma audiência para tratar do tema. O presidente da Assembleia, Maurão de Carvalho, afirmou que a Casa não aprova mais nenhuma construção de Usina no Estado sem que seja revista a tarifa de energia e que sejam explicados estes constantes apagões. Lascou-se!

FORA DO NORMAL
Está fora de controle a quantidade de acidentes automobilísticos em Porto Velho, especialmente envolvendo motociclistas. Já falei em outra oportunidade que campanhas publicitárias não irão reduzir as estatísticas. O que pode amenizar a situação é a educação. E desde a educação básica ao ensino médio. Não quero redundar no tema, mas hoje pela manhã a TV Rondônia entrevistou um sociólogo que falou exatamente isso. Pois é. Como sou um mero aprendiz de jornalista os cara não dão bola.

UM VIVA
Quero aqui propor um viva à Dona Dilma, nossa amada presidenta. Com sua política irresponsável e sem critérios e controle financeiro, explodiu com as economias brasileiras e o dólar já disparou e hoje (22.09.15) ultrapassou a barreira dos R$ 4. Marca histórica. Viva aos mais de 50 milhões de ludibriados por sua fanfarronice e que a elegeram. O “pobrema” é que todos vamos pagar a conta. Ou melhor, estamos pagando.

APAGÕES

Cada vez pior a situação energética em Rondônia. Com três grandes hidroelétrica e na iminência de uma quarta, sem contar com as PCHs e termoelétricas, continuamos a viver apagões quase que diários. Voltamos à década de 80. Governo, deputados (estaduais e federais) , prefeitos, vereadores, enfim, toda classe política deve se mobilizar e cobrar não só explicações, mas a redução tarifária para um estado que produz energia limpa para todo o país e paga uma das energias mais caras do País. Para se ter uma ideia, há 8 meses eu pagava R$ 120 de energia, mas com a seca no sul do país e o uso das térmicas, acabou encarecendo a energia para todo o país. E aqui em Rondônia não foi diferente. Estamos pagando muito caro por algo que temos em abundância. E a lei da oferta e procura, onde fica? Tinha de ser caro para “eles”, mas para “nós”, nem bandeira extra deveríamos pagar. Em suma, estamos sendo roubados duas vezes.  “Uma vergonha!”

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

ÁGUA






Todos falam que a água é nosso bem mais precioso. Aí pergunto: então por qual motivo o ser humano a trata com tamanho descaso?

Mesmo na Amazônia, onde há abundância do líquido, tratamos com total descaso e desrespeito as nossas água. Jogamos toda espécie de detritos em seu leito, poluindo suas águas e inviabilizando o consumo humano.

Em Rondônia mesmo, o nosso querido rio Madeira está poluído com o mercúrio dos garimpos ilegais em seu leito. Ao mesmo tempo, o esgoto é lançado em suas águas sem receber o menor tratamento sanitário.

Da mesma forma vemos diariamente o que tem sido feito no rio Tietê, no estado de São Paulo, onde todo o esgoto da indústria e doméstico é lançado em suas águas sem tratamento, provocando um alto índice de poluição, inviabilizando seu uso doméstico e até turístico. (Ver mais em http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2015/09/1681316-sabesp-trava-obras-para-despoluicao-do-rio-tiete-em-sao-paulo.shtml).

Em tempos de seca como a que a região sudeste tem enfrentado ter um rio com águas abundantes cortando a cidade e não poder aproveitá-la considero até um crime para com a população.
Apesar de o Brasil ser um país com fartura em rios, temos presenciado desde 2014 uma escassez no nível de chuvas em várias regiões o que está secando reservatórios e rios, provocando racionamento de água, redução na geração de energia elétrica pelas hidroelétricas bem como sérios prejuízos ao turismo.

Presenciamos investimentos em várias áreas menos em recuperação de rios e mananciais. Acredito que o sinal de alerta da natureza está dado. Espero nunca chegarmos ao nível do filme Mad Max onde se brigava por um litro de água e de terra fresca. Mas o desrespeito à natureza continuar desta forma, em pouco tempo devemos chegar neste nível.

Volto a frisar que dinheiro há. É preciso acabar com a corrupção que devassa todo o sistema e onde todos são prejudicados. De nada vai adiantar roubares nossa grana se depois não ter onde gastar.
E mais, toda a população é responsável. Anualmente se verifica a quantidade de lixo que é retirado dos rios rondonienses, como latas de cerveja, sacolas plásticas, garrafas e até fogões, geladeiras e sofás. Isso é culpa única e exclusiva dos moradores e pescadores sem consciência.

Em suma, precisamos urgentemente cuidar das nossas águas, ou a terceira guerra mundial será por água. E não estou exagerando.

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Impostos e Igrejas



Onde há fumaça, há fogo, já diz o adágio popular. A revista Isto É desta semana anunciou que o governo Dilma já estuda aumentos de impostos que não necessitem de aprovação do Congresso, como a Cide (imposto sobre os combustíveis), IPI e IOF.

O governo está tentando de todas as formas e maneiras possíveis fazer caixa, chicoteando o lombo do já sofrido povo brasileiro, arrancando cada vez mais o seu poder de compra, esmagando o empreendedor, sugando o que pode e o que não pode. Em breve, trabalharemos para pagar impostos.

Se ainda os mesmos voltassem em benefícios para a população, até que nem reclamaria tanto, mas esta dinheirama toda é para tapar buracos de uma administração pífia e muito, mas muito mal sucedida e mal intencionada. Além dos impostos se queremos um pouco de saúde, educação e segurança, temos ainda de pagar por serviços particulares, sendo que este dinheiro DEVERIA ser utilizado para estas áreas prioritariamente.

O problema é que este governo não demonstra a menor intenção em cortar gastos, despesas, cargos, ministérios, bolsas, etc. O povo todo está pagando – e caro – por uma conta que não é nossa.
Já dei minha sugestão para resolver de vez esta celeuma. Tributem as igrejas. Estas cobram dízimos de seus fiéis pois segundo consta ocupamos esta terra que é de Deus e temos de pagar uma espécie de aluguel, afinal, a igreja e seus membros seriam os representantes de Deus na Terra e, portanto, fiéis depositários de suas riquezas terrenas.

Não vou entrar no mérito da questão do dízimo. Paga quem acha que deve pagar. No entanto, esta fortuna que está sendo amealhada por várias igrejas está enriquecendo meia dúzia de pilantras que se utilizam da Palavra para dominar e extrair  o máximo que puderem dos pobres pecadores.

Se nós temos que pagar impostos, por que motivo eles também não pagam? O que os torna tão intocáveis que não podem pagar impostos? Podem sim. E devem. Estão enriquecendo em nome de Jesus, de Deus que nunca pregaram esta coleta de impostos. Jesus nem andava com bolsas para não guardar nada. Andava com as mãos ao vento. E estas criaturas ficam enriquecendo usando de seu nome. É preciso rever esta isenção de impostos às igrejas. Ou continuaremos todos a pagar cada vez mais impostos.


sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Açougueiro


Minha postagem Hoje é reverenciar parágrafo Ao Trabalho EO Orgulho que tenho da Profissão de açougueiro. Para quem NÃO SABE, meu pai CRIOU A Família com hum açougue. Meus Irmãos e eu aprendemos desde Cedo o valor do Trabalho e das Pequenas Coisas. Nunca passamos fome, não entanto, como dificuldades were inúmeras.
Lembrei Disso pois li hum texto (Veja abaixo) e como Lembranças vieram à mente. De: Não, de modo Mãos do Pai, mas a da Mãe, Dois Irmãos, As minhas e dos Colaboradores. TODOS tínhamos como Mãos calejadas (UNS Mais Que os Outros, E claro) e riscadas de cortes de faca. 
Era de: Não e Não É Fácil O Trabalho Dentro de hum açougue, mas foi Graças um ELE that fomos criadas e foi Nele that tiramos A Nossa Educação EO Ao valor Trabalho e Respeito AOS semelhantes. Nunca vi meu pai Negar algo a quem de Chegasse e pedisse. Havia dias that aparecia Mais gente Pedindo that Cliente. Mas ELE sempre Dizia parágrafo dar algo. Nunca Deixou de amparar AOS Mais Necessitados. 
Como vezes me deparo pensando Nisso Tudo. Como uma pessoa PODE Tão simples e com Pouco Estudo ter hum Coração Tão grande? Seguia ensinamentos cristãos OS. Lembro de: Não DELE Chegar e Dizer parágrafo OS SEUS seguirmos ensinamentos. Fazia Simplesmente Ele. Agia. Por ISSO agradeço Muito AOS Meus pais (Glacir e Orilde) POR Estes ensinamentos. 
Ao ler o texto Abaixo Meus Olhos se encheram d'água e tivo de compartilhar este Sentimentos com todos vocês. Curtam, aproveitem seus pais enquanto ainda os tem vivos. Eles são fontes inesgotáveis de bons ensinamentos. 

 Lição de VIDA
Um Jovem foi se candidatar a hum alto em carga Uma grande Empresa. Passou na entrevista inicial e estava indo Ao Encontro do dire parágrafo tor uma entrevista final. O Diretor Viu Seu CV, era excelente. E perguntou-LHE:  
- Alguma rápido Você recebeu bolsa na escola? - O Jovem respondeu - Nao.
- Foi o Seu pai Que pagou Pela SUA Educação?
- Sim - respondeu Ele.
- Onde E that Seu pai trabalha?
- Meu pai faz trabalhos de Serralheria.
O Diretor pediu Mãos Ao Jovem Pará Mostrar SUAS.
O Jovem mostrou hum par de Mãos Suaves e Perfeitas.
- Rápido Você já ajudou Seu pai não Seu Trabalho?
- Nunca, Meus pais sempre quiseram Que eu estudasse e lesse Mais Livros. Além Disso, ELE PODE Fazer essas Tarefas Melhor do Que Eu.
O Diretor LHE Disse:
- Eu tenho hum PEDIDO: rápido Você when do para Casa Hoje, VA e lave como Mãos de Seu pai. E Venha me ver Amanhã de Manhã.
O Jovem sentiu that A SUA oportunidade de Conseguir O Trabalho era de Alta!
QUANDO voltou Pará Casa, ELE pediu a Seu pai parágrafo Deixa-lo lavar SUAS Mãos.
Seu pai se sentiu Estranho, feliz, mas com Uma Mistura de Sentimentos e mostrou como Mãos PARA O filho. O rapaz lavou como Mãos de Seu pai Lentamente. Primeira vez foi um that that de ele percebeu como Mãos de Seu pai estavam enrugadas e tinham MUITAS Cicatrizes. Algumas contusões ERAM Tão dolorosas that SUA Pelé se arrepiou QUANDO ELE uma Tocou.
This foi A Primeira vez Que o rapaz se deu Conta fazer significado Deste par de Mãos Trabalhando todos Os Dias parágrafo SEUS ESTUDOS Pagar. Como contusões NAS Mãos ERAM o Preço that Seu pai Teve Que Pagar POR SUA Educação, SUAS Atividades Escolares e Seu futuro.
DEPOIS de LIMPAR como Mãos de Seu pai, O Jovem ficou em Silêncio organizando e limpando a Oficina do pai. Naquela Noite, pai e filho conversaram Por Um Longo ritmo.
Na Manhã Seguinte, O Jovem foi Encontra-se com o Diretor.
Percebeu O Diretor As Lágrimas nsa Olhos do moço QUANDO ELE perguntou:
- rápido Você pode me Dizer O Que rápido você fez e Aprendeu Ontem em Sua Casa?
O rapaz respondeu: - Lavei como Mãos de Meu Pai e also terminei de LIMPAR SUA organizar e oficina. Agora eu sei o Que É Valorizar, reconhecer. SEM MEUS pais, Eu Não seria Quem eu sou Hoje ... Por Ajudar o meu pai ágora eu percebo o quão duro e Difícil E parágrafo Conseguir Fazer algo Sozinho. Aprendi a apreciar uma importancia EO valor de Ajudar a Família. 
O Diretor Disse: - ISSO e O Que eu procuro não Pessoal meu. Quero Contratar uma pessoa that POSSA apreciar a Ajuda dos Outros, uma pessoa Que Conhece OS sofrimentos dos Outros Para Fazer Coisas como, e that NÃO coloca o Seu Dinheiro Como Único Objetivo na vida. VOCÊ ESTÁ contratado. 
Uma Criança Que tenha Sido protegida e habitualmente dado a ELA O Que Quer, DESENVOLVE Uma mentalidade de "Tenho direito" e sempre se coloca em Primeiro Lugar. IGNORA OS SEUS esforços de pais.
Se somos Esse tipo de pais Protetores, a Estamos Realmente Demonstrando de amor UO Estamos destruindo NOSSOS Filhos?
Rápido Você PODE dar Ao Seu filho Uma casa grande, boa comida, Educação de ponta, Uma Televisão de tela grande ... Mas QUANDO VOCÊ ESTÁ lavando o Chão OU pintando Uma Parede, favor POR, o FAÇA ISSO TAMBÉM experimentar. DEPOIS de comer, that lave OS Pratos com SEUS Irmãos e Irmãs. Porque Não É rápido Você Não Tem Dinheiro parágrafo Contratar Alguém que FAÇA ISSO; E Porque rápido Você Quer amar fazer jeito Certo. De: Não importa o quão rico é Você, rápido Você Quer entendre. Um dia, Voce vai ter Cabelos brancos Como Um Mãe OU O Pai Deste Jovem.
O Mais Importante E that uma Criança Aprenda a apreciar o esforço e ter uma Experiência da dificuldade, Aprendendo a CAPACIDADE de trabalhar Há COM OS Outros Para Fazer Coisas como.

(Tradução da postagem de Adri Gehlen Korb)

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

FEIA A COISA

Impressionante a arte de um chargista. Sou apaixonado pelo trabalho deles que em poucos traços, poucas palavras conseguem representar todo o sentimento de uma população (no caso o Estado do Rio Grande do Sul).
Ao mesmo tempo, acho que o Tarso Genro deve estar comemorando por não ter sido eleito, pois além de todas as críticas que seus amiguinhos do Planalto estão sofrendo ele estaria também numa sinuca de bico. Ou ele teria uma fórmula mágica para resolver todos os problemas do RS? A verdade é que teve 4 anos para tentar fazer algo e pelo visto não conseguiu grandes coisas, assim como a Yeda Crusius, que por ser economista, todos esperavam grandes realizações e se mostrou ser um governo pífio e cheio de problemas.
Como vimos, senhores, não há fórmula mágica para quando o saco está furado. Temos de tapar os buracos e ir cortando a própria carne. Cortar despesas. Dilma, infelizmente, tem de fazer isso. Repensar as despesas que o Bolsa Família traz é uma das alternativas. Não tem jeito. É um programa que auxilia milhares de pessoas mas também possui muitas falhas. Como resolvê-las é impossível, o melhor é repensar o programa. Limitar o tempo de acesso a ele, propor o crescimento do indivíduo através da educação, cursos, promoção social. Ficar na caridade o resto da vida, não dá.
Precisamos colocar este povo em frentes de trabalho. Dar o pão, mas também ensinar que se conquista tudo através da oportunidade e do trabalho. À reboque, a educação, sempre.
Não sei como ainda, mas é preciso fazer algo, urgente. São bilhões e bilhões que sangram todos os meses os já combalidos cofres públicos. Sem um retorno.
A charge utilizado é do cartunista Tacho, do Correio do Povo de Porto Alegre.

terça-feira, 1 de setembro de 2015

PATADA


Hoje acordei com espírito de meu amigo Beni Andrade me rondando... estou dando patadas... Mas também, o povo pede. Vejam só: Michel Temer vai à imprensa e afirma que rombo nas contas do governo é devido a não aprovação da CPMF. É verdade isso que ouvi, galera!?

Me poupe, senhor excelentíssimo vice-presidente. Mas a culpa pelo rombo nas contas públicas é derivada de uma série de gestões fraudulentas, da leniência de muitos administradores e da altíssima corrupção em todos os níveis nos governos (Federal, estaduais e municipais).

Agora vem dizer que a CPMF (que teoricamente seria usada na saúde) ajudaria a cobrir rombos no governo? Sai pra lá... merece uma patada atômica!!! Chega de impostos. Administrem com competência as contas públicas. 

TRÂNSITO
Volto mais uma vez a chamar a atenção das autoridades (estado e prefeitura de Porto Velho) sobre a situação caótica pela qual passa a avenida Migrantes (ou Imigrantes, sei lá) e Estrada da Penal.
A falta de sinalização, iluminação e ordem naquela confluência é enorme. À noite, com a escuridão, a situação só piora, e o tráfego constante de carretas, na maioria bi-trem, provoca meda e atemoriza os demais motoristas.

Esta situação vai perdurar até o dia em que morrer alguém atropelado, com uma carreta passando por cima. Para completar, o fluxo de carros da polícia é grande trazendo e levando sócio educandos para depor e ou para receber atendimento médico e ele circulam em alta velocidade. A via é estreita e ainda vai provocar sérios acidentes.

Para completar, foram construídos vários loteamentos na estrada da penal e quando estes condomínios começarem a ser habitados e o fluxo de veículos aumentar a situação ficará mais caótica. Ninguém está tomando providências. Autorizaram estes condomínios sem estudos de impactos ambientais e no trânsito. Agora fica o poder público tendo de correr contra o tempo e todos sabem que perde longe para a iniciativa privada. 

Depois não adianta ficar gastando uma fortuna para tentar minimizar os efeitos do trânsito com propaganda. Não é só com ela que se esvaziará o João Paulo II, meu Deus! Acordem para a realidade, a educação muda atitudes, a fiscalização constante e a sinalização também. Mas é pela educação que se transforma. Mas aí dá trabalho e leva tempo, melhor usar a propaganda que é mais fácil, né? (isso foi uma ironia!).

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Trânsito


Sou favorável a várias ações desencadeadas pelo atual governo do estado, tanto que o auxiliei na reeleição. Elogio sempre as boas ações e dissemino em minhas redes sociais sempre, SEMPRE, que beneficiam a população.

Mas, não posso me furtar a criticar quando não concordo com algo. E me refiro a nova campanha de “conscientização” do trânsito, desenvolvida pelo Departamento Estadual de Trânsito, órgão ligado ao Governo do Estado.

NUNCA vi uma campanha que mostra tragédia obter resultado na redução dos acidentes de trânsito. Não vi e também não acredito nisso. São bonitas, bem produzidas, consomem uma grande quantidade de recursos de criação, produção e veiculação e os resultados são pífios.

Aí você, meu leitor, pode me perguntar o que resolveria. E eu respondo: Educação e investimentos no trânsito. De que forma?

Em primeiro lugar, a educação no trânsito deveria ser ensinada e demonstrada aos pequenos desde o jardim de infância. Regras, formas de conduta, sinalização, respeito aos demais veículos e ao pedestre. Massacrar a cabecinha de todos e ir aumentando a complexidade das ações à medida que a idade for avançando. Creio que até aulas de direção via simuladores seriam extremamente válidas aos adolescentes. Criar-se-ia um espírito de responsabilidade onde todos são cúmplices neste processo.

Em segundo lugar a sinalização efetiva do trânsito, em todas as cidades, em todas as ruas, becos, vielas, enfim, TODA a cidade. Redutores de velocidade, placas de sinalização, orientação, pardais (sim, pardais eletrônicos), blitze constante (tanto da Lei Seca quanto de documentação e checagem das condições dos veículos).

Em terceiro lugar a orientação. Não devemos criar uma indústria da multa, simplesmente. Devemos buscar colocar nossos agentes municipais de trânsito para orientar aos motoristas e somente se não cumpridas as leis do trânsito, se multaria. Sempre acreditei e acredito na educação como ferramenta modificadora do ser humano.

O dinheiro investido nas campanhas e que muitas vezes são desviados de órgãos públicos por corrupção, daria e até sobraria para realizar todas as ações descritas acima. Acho uma vergonha uma capital como Porto Velho ser tão mal sinalizada, não orientar a quem vem de fora (e já é confusa aos moradores da cidade), não ter placa identificando o nome das ruas.

Se governo Federal, Estadual e prefeituras se unissem e juntas utilizassem corretamente o dinheiro pago pelo IPVA, em pouco tempo sobraria recursos e com certeza os secretários de saúde aplaudiriam as iniciativas.

Mas enquanto preferirem lavar as mãos e investir em propaganda como única salvação, de nada adiantará. E olha que sou também publicitário. Mas campanhas educativas no trânsito devem vir após todas as iniciativas acima serem efetivamente cumpridas. Caso contrário, continuaremos a jogar dinheiro público (que é meu, é seu) pela janela, sem efetividade.

Um exemplo de burrice explícita no trânsito pode ser observada na avenida Farquhar, em Porto Velho, onde colocaram um semáforo na confluência com a Carlos Gomes e não retiraram o quebra molas que existia no local. Agora, além do semáforo, o dito atrasa o fluxo contínuo no trânsito. O que existia na Migrantes já foi retirado. Questão de bom senso senhores. Só isso. 

PS: minhas observações são gratuitas. Não cobro nada por elas. E não são novidades para ninguém. Talvez se cobrasse bem caro para falar tudo isso, alguém ouviria e tentaria fazer algo. 


quarta-feira, 19 de agosto de 2015

FUmaça, PT e paralímpicos


Fumaça
Lastimável a situação da fumaça em Rondônia. Um problema cultural que culmina nos postos de saúde. O hábito de queimar para limpar terrenos e lavouras causa sérios problemas respiratórios em toda população, além de transtornos para a aviação e riscos para quem cruza a nossa já perigosa BR 364.

Trabalho
No entanto, este severo verão amazônico, que castiga severamente este ano as paragens de Rondônia, estão beneficiando ao Governo do Estado e Prefeituras para a realização de obras. Com a ausência de chuvas, não podem reclamar do tempo, ao contrário, devem aproveitar e acelerar as obras de drenagem e asfalto, principalmente...

PT – tira e bota na miséria
Sinceramente não consigo compreender... o PT se vangloria de ter tirado mais de 50 milhões de brasileiros da linha de pobreza. E agora, com as medidas que tem tomado, vemos que está tentando empurrar todos de volta não para a pobreza, mas para a miséria total e absoluta. Só a conta de energia aumentos em 50%. Um absurdo!!!
Ao invés de cortar ministérios e outras despesas públicas ineficazes, prefere aumentar impostos e colocar na conta do povo brasileiro o peso de sua incompetência.

Paralímpicos
Pouco noticiado pela mídia, os jogos paralímpicos de Toronto, no Canadá, encerraram no dia 16 de agosto, com pouca ou nenhuma repercussão pela grande mídia. E pasmem, o Brasil foi o recordista de medalhas, obtendo 257 no total. Muitos destes atletas só conseguem treinar devido o bolsa atleta, concedido pelo governo federal para que eles possam se dedicar exclusivamente ao esporte.
Já escrevi em outras oportunidades de que ao invés de socorrer clubes de futebol (que não são públicos) o Governo Federal deveria investir em centros esportivos das várias modalidades esportivas para melhorar o desempenho e trazer mais medalhas olímpicas para o país. Está aí um resultado.
Comparem: no total, o Brasil obteve 257 medalhas (109 ouros, 74 pratas e 74 bronzes), contra 168 do Canadá (50 ouros, 63 pratas e 55 bronzes) e 135 dos EUA (40, 51 e 44 respectivamente). Foram quase 100 medalhas de ouro a mais que o segundo classificado.
Após os três primeiros classificados, ficaram México (38 ouros), Colômbia (24), Cuba (19), Argentina (18), Venezuela (8), Chile (4) e Jamaica (2).



segunda-feira, 17 de agosto de 2015

CHEGA!!!!



Protestos
Com certeza os protestos ocorridos em todo o Brasil tem algo a dizer ao governo brasileiro. E tenham certeza de que não é coisa boa. A indignação explodiu e o povo começa a se rebelar contra Dilma e está respingando até em Lula.

PT
A indignação talvez se de pelo fato de que o Partido dos Trabalhadores (PT) surgiu durante o fim da ditadura e início da redemocratização, como um paladino, um arauto da moralidade. Assim como muitos, este jornalista também acreditou que isso seria possível (acabar com a corrupção) e que o PT, e seus membros, seriam capazes de libertar o país “de tudo isso que está aí”. 

Ledo Engano
Mas ao assumir o poder o que alguns membros (aqueles que lutavam “por tudo isso de podre que está aí”) foram os primeiros a vender sua alma ao diabo em troca de favores, poder, dinheiro, etc... E se corromperam feio. Caíram em uma armadilha de poder e dela não saíram mais. Lambuzaram-se no doce mel da corrupção até o último fio de cabelo dando uma banana ao povo que o elegeu.

Ou melhor
Deram algo mais que bananas sim... Deram um bolsa família, disfarçado de compra de votos e nada mais. Deveriam atrelar o BF à melhoria de vida, a cursos profissionalizantes, a educação, mas nada foi feito. Simplesmente se dá, sem exigir nada em troca. É por tempo ilimitado. Isso causa a leniência e comodismo. Acredito piamente no discurso de Betinho “quem tem fome tem pressa”. Mas além do pão, o povo não quer o circo. Quer educação, saúde, saneamento... Caso contrário, não adianta nada. 

Roubo
A corrupção precisa ser combatida em todos os níveis. Ela não foi inventada pelo PT, mas foi durante os governos deste que lutava “por tudo isso que está aí” que mais foram desbaratadas quadrilhas e mais quadrilhas que aviltam o dinheiro público, roubando esperança e dignidade de milhares de pessoas, desviando dinheiro da saúde, educação e obras públicas. E é por isso e muito mais que a população foi às ruas, pois não aguentamos mais pagar esta conta. O lombo do assalariado já está com chagas abertas de tanta chibatada. E todo mês novas porradas, com mais aumentos nos supermercados, tarifas e outros gastos. 

Melhora
Acredito que não será a derrubada da Dilma que irá melhorar “tudo isso que está aí”. Tenho é pena de quem assumir o governo das mãos da Dilminha. Os reflexos desta recessão ainda irão durar muitos anos e somente a austeridade e seriedade no trato público irá resolver a situação. Vamos penar sim, mas acredito que todos passaremos por privações se enxergarmos luz no fim do túnel e que não seja o trem vindo na direção contrária. Se tivermos um líder a quem seguir, que efetivamente demonstre, através de atos e ações, que esteja conduzindo nosso trem na direção certa, com certeza contará com o apoio de todos. 

Obras
Alguns fanáticos irão dizer que “nunca na história deste país”... Pois bem, não sou cego. O governo Lula melhorou em muitos aspectos a economia e a educação brasileira. Mas aé eu pergunto: a que preço? Os reflexos estão sendo sentidos agora. Aumentos do endividamento público, número excessivo de ministérios com a finalidade de acalmar os partidos aliados... enfim, fomos contra a maré e agora estamos com os braços cansados e sem forças para lutar contra “tudo isso que está aí”. 

Quem diria
Agora o que vemos são os aguerridos “companheiros” que tanto lutavam para “mudar tudo isso que está aí”, serem presos, condenados e quase apedrejados em praça pública por fazerem exatamente a mesma coisa pela qual lutavam no passado. Ou seja, demonstram claramente que não queriam combater “tudo isso que está aí”, mas queriam era se lambuzar e chafurdar na mesma lama, locupletando-se completamente, junto e de mãos dadas “com tudo isso que está aí. Pois assim é, e infelizmente, assim será. 

Fora
Fico perplexo com um partido que lutava pelo “Fora Collor”, “Fora Sarney”, agora andar de mãos dadas e defendendo a ambos e ainda por cima afirmarem que os contrários querem aplicar o golpe!. Me desculpem, “companheiros”, mas foram vocês quem pediram isso ao se unir ao que de pior há na política para defender um plano para tentar de perpetuar no poder. Mas o Brasil não é Cuba, não é a Bolívia, não é a Venezuela. Vocês não conseguirão aplicar aqui o movimento Bolivariano ou seja lá o nome que queiram dar. Vocês vão acabar “caindo do cavalo pois o povo brasileiro vai acabar com “tudo de podre que está aí”.

terça-feira, 4 de agosto de 2015

JUSTIÇA SEJA FEITA



Lembro-me bem da época do governo Collor o quanto ele sofreu com acusações de corrupção em seu governo, empréstimos no exterior não declarados e, por fim, a compra ilegal de um Fiat Elba se tornou a gota d´água para a abertura do processo que resultou no impeachment, com cassação de mandato.

Muitos anos se passaram. Foram oito anos de governo FHC (com inúmeras privatizações e, dizem, corrupção, mas nada provado ainda) e oito de Lula e quase 6 de Dilma. E, convenhamos, nunca na história deste país se viu tanta investigação por corrupção quanto agora.

Primeiramente quero deixar claro que reconheço os avanços sociais, educacionais e econômicos pelos quais passou nosso país no período do PT no poder. No entanto, foram extremamente irresponsáveis em várias áreas, em especial a econômica, deixando de fazer a lição de casa e gastando mais do que arrecadavam.

Mas também demonstro minha decepção ao partido que ajudei a levar ao poder e que pensava ser o ÚNICO que conseguiria senão acabar, reduzir a corrupção no país. Ledo engano. Aprenderam e aperfeiçoaram a técnica da corrupção e transformaram o que era taxa nas licitações em propinas milionárias, mensalão e petrolão. Uma vergonha!!! 

Cargos públicos e a criação de inúmeros ministérios (duvido que a “Presidenta” saiba o nome das pastas e titulares de cor) é uma ponta do iceberg que mina as já frágeis economias brasileiras. É preciso que se recomponha a área econômica. Juros altos e inflação estratosférica só tem piorado a situação.

O endividamento da classe trabalhadora é latente pois os salários não acompanham as remarcações de preços, tendo as tarifas públicas como grandes vilãs (em especial o preço da eletricidade e gasolina) e que acabam atravancando o progresso da nação.

A indústria não produz, não produzindo não gera receitas ao estado, não vendendo tanto a indústria como o comércio estão demitindo em massa e, como consequência, o consumo geral desaba.

Não venham me dizer que não há crise, pois os mercados e aeroportos estão cheios. Comida todos precisamos. Os “ranchos” e a qualidade da alimentação vai cair, inevitavelmente. E os aeroportos estão cheios pois as companhias aéreas para não quebrar, reduziram tarifas, parcelam passagens em até 12 vezes e ficaram competitivas com os ônibus interestaduais.

Lembro que em 1997 quando fiz minha primeira viagem de avião Porto Velho-Porto Alegre, paguei R$ 800 para viajar via Vasp, num avião sucateado e que dava medo. Este ano, 2015, comprei um trecho maior, Porto Velho-Santa Maria, por R$ 890,00 com taxas. Ou seja, os preços caíram sim e possibilitaram o acesso a este meio fantástico de transporte.

Mas o que gostaria mesmo de ressaltar é que seja do PT, PMDB, PTB, P... qualquer que seja o partido, TODOS devem ser responsabilizados por seus atos. Seja José Dirceu, Genoíno ou estes delatores do esquema da Petrobras. Todos devem pegar uma cana e como castigo, devolver TUDO o que desviaram. Este povo só vai entender quando a impunidade for zero.

Enquanto o crime compensar, os desvios continuarão. É preciso celeridade de nossa justiça, para que os pequenos criminosos verem que os grandes saem impunes por seus crimes a sensação de impunidade será grande e a quantidade de crimes, idem.


E lembro que outubro de 2016 teremos novas eleições, agora para vereadores e prefeitos. Que Deus nos abençoe e permita que elejamos representantes melhores e mais comprometidos com a sociedade. É o mínimo que pedimos: seriedade no trato público. 

sexta-feira, 31 de julho de 2015

PAI

PS: Desculpem o desabafo, mas para mim é importante...

Pai, não tem uma única vez que ouça esta música e meus olhos não marejem pelas lembranças. O tempo, o reencontro será em outro plano, com certeza. Aos completar meus 15 anos descobrimos sua doença que o consumiu aos poucos mas nunca, NUNCA o vi fraquejar diante da adversidade, diante das consequências. Vi sim um bravo, um lutador. Vi pessoas irem visitá-lo e saírem tristes, dizendo que você não merecia isso. Enfim, desígnios de Deus. Aceitaste e cumpriste tua missão. Os teus ensinamentos renascem e nos acompanham todos os dias, tenha certeza disso.
Infelizmente brincamos pouco, trocamos pouco afago, dialogamos pouco, quase não trocamos confidências. As adversidades da vida, sua simplicidade e minha pouca idade não permitiam isso; você não pode embalar seus netos, mas estamos todos bem e com certeza com suas bênçãos.
Que nosso Pai e Criador o ampare sempre, mantendo-o nesta luz imensa que uma noite veio me visitar em um dos meus raros sonhos e me proporcionou o melhor abraço que recebi em minha vida. Foi um momento inesquecível. Um beijo carinhoso. Feliz aniversário. E até breve!

PAI - Fábio Junior.

Pai
Pode ser que daqui algum tempo
Haja tempo pra gente ser mais
Muito mais que dois grandes amigos
Pai e filho talvez

Pai
Pode ser que daí você sinta
Qualquer coisa entre esses 20 ou 30
Longos anos em busca de paz

Pai
Pode crer eu tô bem, eu vou indo
Tô tentando vivendo e pedindo
Com loucura pra você renascer

Pai
Eu não faço questão de ser tudo
Só não quero e não vou ficar mudo
Pra falar de amor pra você

Pai
Senta aqui que o jantar tá mesa
Fala um pouco tua voz tá tão presa
Nos ensina esse jogo da vida
Onde vida só paga pra ver

Pai
Me perdoa essa insegurança
É que eu não sou mais aquela criança
Que um dia morrendo de medo
Nos seus braços você fez segredo
Nos seus passos você foi mais eu

Pai
Eu cresci e não houve outro jeito
Quero só recostar no teu peito
Pra pedir pra você ir lá em casa
E brincar de vovô com meu filho
No tapete da sala de estar

Pai
Você foi meu herói, meu bandido
Hoje é mais muito mais que um amigo
Nem você, nem ninguém tá sozinho
Você faz parte desse caminho
Que hoje eu sigo em paz

MINHA SINGELA HOMENAGEM AO MEU PAI, GLACIR JOSÉ BERNO, QUE SE ENCARNADO ESTIVESSE, COMPLETARIA HOJE, 31/07/2015, 80 ANOS.

sexta-feira, 24 de julho de 2015

DE MEDOS E CULPAS ...


Ao ler hoje em um face de um amigo que ele havia bloqueado um político e se dizendo intolerante e até raivoso, me lembrei que todos nós somos assim com a classe política em geral. Queremos que tudo seja resolvido imediatamente. Afinal, nós os elegemos para isso. Para que resolvam os problemas da população.

Infelizmente nem sempre é assim.

E me lembrei de um episódio da série “24 horas” em que o vice-presidente americano trama contra o presidente para chegar ao poder como mandatário. O vice vivia criticando a falta de atitude do chefão, que ele demorava para tomar a decisão, que os Estados Unidos isso e aquilo.

Enfim, ele conseguiu chegar ao poder em meio a uma crise mundial e a ele foi dado todos os poderes de presidente da maior nação mundial, com todas as senhas de arsenais nucleares e, é claro, os conselheiros que alertam para as consequências de cada ato. Afinal, a lei de ação e reação está aí pra isso mesmo.

O que aconteceu? Ele amarelou. Titubeou. Ele criticava o mandatário a todo instante e agora era ele quem tinha o poder da caneta, da palavra que bastava dizer um "sim' para iniciar um novo conflito mundial e ele disse "não". Mas afinal, não queria tanto? Aí vem a resposta que é mais ou menos assim: “ enquanto não estamos sentados nesta cadeira não temos a noção da força, do poder que tem. E quando sentamos é que nos damos conta da responsabilidade de milhões de vidas em nossas mãos e as consequências de tudo isso”.


Que esta reflexão de uma sexta-feira, 24/07/2015, calorenta e abafada ao noroeste brasileiro, Porto Velho, Brasil, fique em nós para que tenhamos em mente que muitas vezes o mandatário até quer fazer algo, mas forças ocultas não os deixam agir. Por isso, muitas vezes o mal não está no governante, mas nas pessoas que o cercam ou que querem ou pensam estar no poder. #Ficaadica 

quinta-feira, 23 de julho de 2015

Seca entre outras

Quando vinham me reclamar que estava chovendo muito na região amazônica eu dizia; "quero ver vocês reclamarem da falta de água daqui a dois meses". E dito e feito.
O que lê/vê atualmente nas redes sociais e até nos telejornais é a grande "massa de ar seco" que penaliza o centro e norte do país provocando queimadas e seca na região nordeste.
Mas pelo menso aqui na região sabemos que este é um período de escassez de água, portanto não podemos nos queixar, mas um sol para cada habitante, aí já é demais. Tá quente demais, sô! O jeito é aguentar até setembro/outubro.

CHUVA
Enquanto isso, no sul do país, a chuva castiga nossos irmãos com uma quantidade de água desproporcional. E a mídia dá espaço abrangente e longo em todos os telejornais. Quando atingiu a região norte não se via tanta matéria e tanto destaque. Mas como é no Sul Maravilha... então tá...

CRISE
Preocupante a situação brasileira com a economia atual. No passado para agradar a população e uma parcela de empresários a presidente Dilma fez loucuras na economia, reduzindo impostos de vários produtos, de tarifas públicas, etc. Mas no entanto, deixou de cortar despesas do governo e realinhar a economia. O resultado é uma grave crise econômica pós eleições e quem está pagando o pato mais uma vez é a classe trabalhadora. A Pátria Educadora está de mal a pior. Vamos ver onde vamos parar neste penhasco. Espero que tenha um galho para nos segurarmos durante a queda. Feia a coisa.

MUDANÇA
Enquanto isso o Governo do Estado, finalmente, anunciou a mudança de grande parte de sua estrutura para o Palácio Rio Madeira. Um prédio que foi inaugurado pelo gestor anterior só na "casca", ou seja, a faxada do prédio estava pronta mas faltava toda infraestrutura interna que levou mais 4 anos de obras e investimentos. Finalmente agora o governo irá economizar com aluguéis, gasolina, fluidez nos processos e, creio, que até com cargos comissionados que poderão ser reduzidos. O tempo dirá...

ELIMINADO
E o Inter foi eliminado ontem da Taça Libertadores da América. Não irá disputar a final contra o River Plate. Pois ganhou o primeiro jogo por 2x1 e perdeu o segundo, na casa do adversário, o Tigres, por 3x1. Agora já anuncia o desmanche do time. Como sou Gremista, só lamento. Mas é isso o que acontece. Os clubes brasileiros não se planejam. Montam times por competição. Não investem na formação e pagam fortunas para poucos jogadores. Isso acarreta em inúmeras dívidas quando os clubes são eliminados das competições pela qual gastaram o que não tinham. E o governo vive criando raspadinhas e jogos para salvar os clubes da bancarrota. São empresas e devem funcionar como tal. Gastou demais, vá a falência. Mas como o futebol é o ópio do povo, sempre surgirão alternativas que vão salvaguardar os clubes. Até quando o povão vai querer manter este sistema, não sei. Mas uma hora a casa cai. Ah, cai!.

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Estrada da Penal e os investimentos


Mesmo não tendo sido meu trabalho, foi uma sugestão de pauta que ofereci ao Diário da Amazônia, sobre o grande fluxo de caminhões na Imigrantes e Estrada da Penal, mostrando que os investimentos públicos são muito demorados em relação aos da iniciativa privada. A matéria veiculada neste domingo (24-05) ficou muito boa e ilustrativa para compreender e entender o tamanho do problema.
Lembro que ainda no primeiro mandato do ainda governador Ivo Cassol, o grupo Amaggi já falava na construção deste porto. E o próprio governador falava da construção do Arco Norte ou Anel Viário, como queiram.
Passou seu governo, passou um mandato do governador Confúcio, o grupo Amaggi já construiu e está operando o porto e o poder público nem projeto tem ainda do dito cujo da estrada que irá desafogar o trânsito dentro da capital.
No entanto, os problemas já se avolumam para a população da região, com o fluxo intenso de caminhões desde as primeiras horas do dia até altas horas da noite pela Imigrantes e Penal. O asfalto já sente os efeitos e está, em muitos trechos, se deteriorando. Os quebra-molas instalados no bairro Alphavile estão literalmente desmanchando devido o peso das carretas bi-trem.
Governo do Estado e prefeitura precisam se unir neste momento para encontrar a melhor solução para este problema, tendo em vista que além do porto, outras empresas irão se instalar por lá e vários condomínios já comercializaram terrenos e as casas começam a aparecer. Enfim, o fluxo será intenso por aquelas bandas. 

Investimentos
Trabalho no governo do estado sim. Sou comissionado, pois não há concurso ao cargo de jornalista. E sou pago para falar o que vejo. Neste fim de semana li uma coluna em que falava que o governo Confúcio não fez nada pelo estado. Que tudo está parado.
Desculpe, não concordo e não fui isso que vi, ouvi e relatei em um ano que acompanhei o trabalho do governo do estado em todo o interior. A área de educação está sendo revolucionada. As escolas estão sim recebendo eficiência energética, ampliação, quadras cobertas e demais reformas verdadeiramente. Ao contrário do que acontecia anteriormente onde recebiam uma mão de tinta e “tava bão”.
Isso sem falar nas demais áreas que estão recebendo investimentos. Segurança, saúde e transportes também recebem atenção especial. No entanto, nem tudo no governo ocorre com a velocidade que o mandatário gostaria. O seu pensamento e visão de futuro são bem mais ágeis do que as ações de governo, infelizmente. Mas a visão progressista deste governo é inegável e se tudo o que estiver planejado for executado deixará um legado inestimável a este estado. O tempo dirá.