"Vizu" na página

sexta-feira, 24 de julho de 2015

DE MEDOS E CULPAS ...


Ao ler hoje em um face de um amigo que ele havia bloqueado um político e se dizendo intolerante e até raivoso, me lembrei que todos nós somos assim com a classe política em geral. Queremos que tudo seja resolvido imediatamente. Afinal, nós os elegemos para isso. Para que resolvam os problemas da população.

Infelizmente nem sempre é assim.

E me lembrei de um episódio da série “24 horas” em que o vice-presidente americano trama contra o presidente para chegar ao poder como mandatário. O vice vivia criticando a falta de atitude do chefão, que ele demorava para tomar a decisão, que os Estados Unidos isso e aquilo.

Enfim, ele conseguiu chegar ao poder em meio a uma crise mundial e a ele foi dado todos os poderes de presidente da maior nação mundial, com todas as senhas de arsenais nucleares e, é claro, os conselheiros que alertam para as consequências de cada ato. Afinal, a lei de ação e reação está aí pra isso mesmo.

O que aconteceu? Ele amarelou. Titubeou. Ele criticava o mandatário a todo instante e agora era ele quem tinha o poder da caneta, da palavra que bastava dizer um "sim' para iniciar um novo conflito mundial e ele disse "não". Mas afinal, não queria tanto? Aí vem a resposta que é mais ou menos assim: “ enquanto não estamos sentados nesta cadeira não temos a noção da força, do poder que tem. E quando sentamos é que nos damos conta da responsabilidade de milhões de vidas em nossas mãos e as consequências de tudo isso”.


Que esta reflexão de uma sexta-feira, 24/07/2015, calorenta e abafada ao noroeste brasileiro, Porto Velho, Brasil, fique em nós para que tenhamos em mente que muitas vezes o mandatário até quer fazer algo, mas forças ocultas não os deixam agir. Por isso, muitas vezes o mal não está no governante, mas nas pessoas que o cercam ou que querem ou pensam estar no poder. #Ficaadica 

quinta-feira, 23 de julho de 2015

Seca entre outras

Quando vinham me reclamar que estava chovendo muito na região amazônica eu dizia; "quero ver vocês reclamarem da falta de água daqui a dois meses". E dito e feito.
O que lê/vê atualmente nas redes sociais e até nos telejornais é a grande "massa de ar seco" que penaliza o centro e norte do país provocando queimadas e seca na região nordeste.
Mas pelo menso aqui na região sabemos que este é um período de escassez de água, portanto não podemos nos queixar, mas um sol para cada habitante, aí já é demais. Tá quente demais, sô! O jeito é aguentar até setembro/outubro.

CHUVA
Enquanto isso, no sul do país, a chuva castiga nossos irmãos com uma quantidade de água desproporcional. E a mídia dá espaço abrangente e longo em todos os telejornais. Quando atingiu a região norte não se via tanta matéria e tanto destaque. Mas como é no Sul Maravilha... então tá...

CRISE
Preocupante a situação brasileira com a economia atual. No passado para agradar a população e uma parcela de empresários a presidente Dilma fez loucuras na economia, reduzindo impostos de vários produtos, de tarifas públicas, etc. Mas no entanto, deixou de cortar despesas do governo e realinhar a economia. O resultado é uma grave crise econômica pós eleições e quem está pagando o pato mais uma vez é a classe trabalhadora. A Pátria Educadora está de mal a pior. Vamos ver onde vamos parar neste penhasco. Espero que tenha um galho para nos segurarmos durante a queda. Feia a coisa.

MUDANÇA
Enquanto isso o Governo do Estado, finalmente, anunciou a mudança de grande parte de sua estrutura para o Palácio Rio Madeira. Um prédio que foi inaugurado pelo gestor anterior só na "casca", ou seja, a faxada do prédio estava pronta mas faltava toda infraestrutura interna que levou mais 4 anos de obras e investimentos. Finalmente agora o governo irá economizar com aluguéis, gasolina, fluidez nos processos e, creio, que até com cargos comissionados que poderão ser reduzidos. O tempo dirá...

ELIMINADO
E o Inter foi eliminado ontem da Taça Libertadores da América. Não irá disputar a final contra o River Plate. Pois ganhou o primeiro jogo por 2x1 e perdeu o segundo, na casa do adversário, o Tigres, por 3x1. Agora já anuncia o desmanche do time. Como sou Gremista, só lamento. Mas é isso o que acontece. Os clubes brasileiros não se planejam. Montam times por competição. Não investem na formação e pagam fortunas para poucos jogadores. Isso acarreta em inúmeras dívidas quando os clubes são eliminados das competições pela qual gastaram o que não tinham. E o governo vive criando raspadinhas e jogos para salvar os clubes da bancarrota. São empresas e devem funcionar como tal. Gastou demais, vá a falência. Mas como o futebol é o ópio do povo, sempre surgirão alternativas que vão salvaguardar os clubes. Até quando o povão vai querer manter este sistema, não sei. Mas uma hora a casa cai. Ah, cai!.