"Vizu" na página

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Olha o fumacê....

Ao contrário de toda a natureza, o SER HUMANO, é o único animal que destrói o seu habitat. Todos os demais animais respeitam o chão que pisam, aquilo que comem e bebem. Mas o homem... em nome do progresso, da “sobrevivência” da espécie, somos capazes de fazer coisas atrozes.
Por exemplo, para produzir mais, somos capazes de destruir matas, campos, colocar fogo para “limpar”, desperdiçando uma grande quantidade de energia, não nos importando com o próximo, que acaba por congestionar hospitais e postos de saúde com problema respiratório devido os altos índices de fumaça na atmosfera.
Ainda dizem que somos seres racionais. Que racionalidade é essa que precisa destruir para construir? Já possuímos áreas suficientes para a produção. Mas a ganância e a sede de poder e ter faz com que a cada dia se destrua mais.
A região sudeste, que acabou com a Mata Atlântica, já sofre as consequências, com períodos que oscilam com enorme quantidade de chuvas e outras de grandes secas, como a que ocorre neste momento, onde o estado de São Paulo sofre com abastecimento de água e os rios já estão quase secos.
E pelo visto querem transformar a região amazônica, depósito de água doce e pulmão do mundo, num enorme deserto. A máfia dos madeireiros asiáticos quer derrubar tudo. Derrubam e não plantam nada no local. Se houvesse pelo menos um plano de manejo, mas não há. É somente a destruição pura e simples, sem reposição do material verde.
Em poucos anos, viveremos em um mundo sufocado. Brigaremos por um pouco de água limpa. Ou então se gastará tanto para purificar a água que somente uma parcela da população terá acesso. Parece um cenário catastrófico, mas acredito que não. Enquanto o ser humano mantiver esta tendência destrutiva, a ameaça permanecerá.

Tenhamos piedade de nós mesmos e comecemos o mais cedo possível a recuperação de nossas matas, de nossos rios e nossas baías a fim de que tenhamos oxigênio para respirar. E enquanto é de graça. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário