"Vizu" na página

sábado, 21 de março de 2015

Continua chovendo muito em RO

Apesar de não chover com a mesma intensidade do ano passado, as chuvas de março que devem fechar o verão estão com tudo. E com elas, as mazelas da cidade estão pipocando. Apesar dos esforços da secretaria municipal de obras, Porto Velho está esburacada e mostrando que muito dinheiro precisa ser enterrado para amenizar os problemas das inundações.

DIGO ISSO...
porque é praticamente impossível resolver o problema de alagação de ruas em uma cidade plana e em que o volume de chuva em alguns momentos é muito grande. Mas com certeza será possível sim, amenizar e muito. Mas será preciso, como disse, enterrar muito dinheiro, assim como para solucionar a questão de água tratada para os bairros mais distantes e esgotamento sanitário com tratamento, para evitar que nossos rios sejam poluídos com o esgoto da cidade.

PLANEJAMENTO
Venho falando constantemente para meus amigos que Porto Velho precisa de planejamento de estado, ou seja, mudando prefeito ou governador, as obras tem de ser realizadas e concretizadas para o bem geral. Além das ruas em péssimo estado de conservação, temos o problema de trânsito que precisa ser amenizado.

TRANSPORTE
O transporte público é péssimo. Adoraria poder deixar meu carro na garagem e ir confortavelmente em um ônibus limpo e  climatizado para o meu trabalho. Como isso é impossível, o que vemos no trânsito da capital, mais de 80% dos carros trafegando com apenas uma pessoa dentro, o que demonstra a falta de políticas públicas para o transporte coletivo.

TRANSPORTE II
Já venho falando que Porto Velho se recente de planejamento em transporte. Ninguém fala em metrô de superfície para a capital. Pois a 10 anos ou mais venho falando nisso. Ou pensamos nisso para os próximos anos ou sairemos de carro de casa para deixá-lo na esquina pois o trânsito não irá fluir. Além disso, não teremos mais onde estacionar nos principais pontos da cidade.

OUTRAS ÁREAS
Além disso, precisamos investir na educação desde criança. Na arte educação. Acredito muito no potencial de uma criança bem formada. O que se aprende quando pequeno se leva para a vida toda. Depois que cresce, gasta-se demais para corrigir o erro. Escolas são mais baratas que hospitais e presídios. O atual governador Confúcio Moura tem aplicado este pensamento, mas seus sucessores obrigatoriamente terão de seguir o mesmo raciocínio, caso contrário, cairemos na vala comum.

CULTURA
Cono além de jornalista sou um artista - desde os 15 anos quando montei meu primeiro espetáculo - quero e desejo que o estado que escolhi para morar e viver seja melhor a cada dia. Infelizmente não se tem um calendário de eventos, um planejamento na área cultural no estado. O Estado deve sim apoiar, mas não realizar todos os eventos. Chega de paternalismo na cultura. Mas sem este apoio, é impossível fazer. Os primeiros passos tem de ser dados.

CULTURA II
E não é com realização de shows e peças que isso será resolvido. Não é isso. É uma política pública voltada a formação de cidadãos melhores, desde o pré até o ensino médio, com aulas de música, teatro, dança, pintura. Nossos futuros governantes precisam se inspirar na cultura do passado para construir o futuro. Um povo sem memória, sem identidade pra nada serve.Como afirma Stuart Hall, a identidade se forma na interação entre o eu e a sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário